9 cuidados com a sua casa na praia

cuidados com casa na praia

Ter uma casa na praia para morar, passar as férias ou alguns dias de verão com a família é realmente um sonho! No entanto, para que a sua moradia ou estadia em uma cidade praiana seja melhor aproveitada, é necessário que se tenha alguns cuidados específicos com sua casa na praia.

Isso porque, no litoral, existem algumas particularidades que devemos estar atentos, tais como maresia, insetos, poeira, mofo e bolor. Alguns podem ocorrer devido a casa ficar fechada por muito tempo, outros por causa da umidade do ar ser maior, algo típico da região litorânea.

Ao tomar os cuidados corretos, a maioria dos problemas podem ser evitados, tornando a sua estadia muito mais proveitosa e confortável. Dito isso, veja a seguir 9 cuidados básicos que você deve ter com a sua casa na praia:

1- Maresia 

A maresia é um fenômeno natural típico das cidades litorâneas, que pode causar oxidação em móveis e estruturas de aço, além de afetar peças e móveis de madeira. Este fenômeno também pode diminuir a vida útil de eletrodomésticos por estes conterem componentes eletrônicos que oxidam com a maresia.

Dito isso, para evitar que a maresia cause danos aos seus pertences, é recomendado manter a casa sempre limpa, passar óleo de peroba nos móveis e estruturas de madeira, lubrificar o que for de aço ou pintar com tinta impermeável, e preferir eletrodomésticos que sejam feitos de aço inoxidável.

2- Ventilação da casa

Comprar casa na praia

A maioria das casas de praia ficam muitos meses fechadas, e assim podem acumular mofo, poeira e bolor, tais coisas podem trazer condições de saúde sérias como alergias ou problemas respiratórios.

Procure fazer visitas periódicas à sua casa e, se possível, deixe-a aberta algumas horas para uma melhor circulação do ar. Se você mora muito longe da sua casa de praia e não consegue ir até lá, peça para alguém de confiança fazer isso por você.

Também existe a possibilidade de instalar um sistema de circulação de ar, assim você consegue automatizar esse trabalho, evitando umidade e uma série de problemas causados por ela.

3- Caixa d’água

O cuidado com a caixa d’água deve ser uma prioridade e necessita ser realizado antes da sua estadia na casa, pois a água é usada quase o tempo todo tanto para a higiene pessoal como também para a preparação de alimentos.

Geralmente, a água da caixa fica um longo período sem uso e isso faz com que ela acabe perdendo o cloro justamente por ter ficado muito tempo parada, de modo que pode-se criar fungos, bactérias e, até mesmo, algas que causam doenças.

Uma boa recomendação é que seja feita uma limpeza a cada 6 meses, e também dê preferência a caixa d’água fabricada a partir de material impermeável, pois esta tem maior resistência a fungos e impede sua proliferação.

Ao chegar na casa de praia é bom abrir as torneiras e deixar a água escorrer um pouco para limpar o encanamento e sair alguma sujeira que possa ter acumulado.

4- Roupas de cama

As roupas de cama costumam ser bem volumosas e ocupam muito espaço dentro do carro para ficar levando de uma casa para a outra, então é comum termos o hábito de já deixá-las na casa de praia mesmo e, assim, elas acabam ficando sem uso por muito tempo, o que pode favorecer o aparecimento de ácaros devido ao ambiente úmido e quente do litoral.

Uma forma recomendada para que isso seja evitado é manter as roupas de cama em bom estado e sempre limpas. Outra maneira de evitar é guardá-las em embalagens plásticas a vácuo.

5- Piscina

Nas casas de praia que têm piscina são necessários cuidados próprios para esta parte. A água parada pode contribuir para a criação de insetos e algas, mas deixar a piscina vazia também traz prejuízo, porque pode estragar o material com que foi construída ou perdê-la de vez.

A recomendação para manutenção da piscina é que se faça limpeza e tratamento da água com frequência, realizando uma boa escovação para retirar o lodo que fica na lateral e utilizar os produtos químicos na quantidade adequada ao tamanho da piscina, com isso, poderá desfrutar da piscina limpa. Se não puder fazer você mesmo a limpeza e o tratamento, chame um profissional de confiança.

6- Pragas

Muitas casas de praia possuem jardins ou espaços com grama, o que é muito bom porque ajudam a diminuir a temperatura quente do verão, mas se não forem bem cuidados com produtos para evitar pragas e, também, as plantas devidamente aparadas, podem atrair muitos insetos, pequenas lagartixas e, até mesmo, escorpiões.

Para que o jardim continue bonito e aconchegante, cuide dele fazendo os devidos cortes nas plantas com frequência, mantendo a grama baixa. Além deste cuidado para evitar pragas, também é recomendável dedetizar a casa com certa frequência ou pelo menos dias antes da sua estadia.

7- Estofados e colchões

Os estofados e colchões também são afetados pela umidade e calor do litoral, e dependendo da proximidade com a praia que a casa pode estar, a poeira pode ainda deixá-los sujos, diminuindo a vida útil de cada um destes móveis.

Para manter um bom estado de uso por mais tempo é recomendado usar capas protetoras e sempre aspirar muito bem antes de usar, assim, enquanto está ausente e a casa parada, a capa funciona como uma barreira de proteção para a umidade e luz do sol.

8- Condensação

Condensação é um fenômeno natural que acontece quando um vapor de água quente esfria muito rápido, isso pode ser causado em ambientes com ar condicionado, presente na maioria das casas na praia devido a alta temperatura na região durante o período de verão.

A superfície na qual ocorre a condensação fica úmida e tem grande possibilidade de se desenvolver mofo ali. Para evitar que isso ocorra é bom deixar mais alta a temperatura interna da casa e, ao construir, optar por tintas que impermeabilizam as paredes, assim mesmo se ocorrer a condensação, não terá infiltração.

9- Bolor em armários

Bolor é um tipo de fungo que se forma em locais úmidos e com pouca ventilação, é comum em armários de casas que ficam fechadas por muito tempo, como as de praia.

Para evitar o cheiro, existe uma receita caseira que, por sinal, é bem simples: vinagre branco. É só encharcar um pano e passar no interior dos armários, assim ficarão livres dos fungos que causam o cheiro ruim.

Com estes cuidados, a sua casa na praia ficará pronta para receber você e sua família para viverem  grandes momentos juntos!

Ainda não achou a sua casa na praia dos sonhos? Ela está aqui em Itapoá e nós, da Juliano Oliva Imóveis, iremos te ajudar a encontrá-la, aproveitando o melhor preço do mercado!

Leia também: IMOBILIÁRIA DE ITAPOÁ REALIZA CAMPANHA COM OS MAIORES DESCONTOS DE SUA HISTÓRIA

Thauani Zanetti

Thauani Zanetti

Me chamo Thauani Zanetti, sou CEO na Juliano Oliva Imóveis, sou de 1989. Natural de Videira-SC, moro há mais de 25 anos em Itapoá, por isso me considero uma cidadã Itapoaense, por ser completamente apaixonada por essa cidade!

Artigos Relacionados

metro-quadrado

Quanto Vale o M² em Itapoá?

Santa Catarina é conhecida por suas belíssimas praias e cidades costeiras que atraem turistas e investidores imobiliários de todo o Brasil e até mesmo do

Leia mais