Vantagens e desvantagens de morar na praia

vantagens e desvantagens de morar na praia

Você conhece as vantagens e desvantagens de morar na praia?

Apesar de acordar à beira-mar e experienciar novos estilos de vida ser uma das razões para mudar-se para a praia e o sonho de muitas pessoas, esse esforço tem algumas vantagens e desvantagens que precisam ser analisadas antes de realizar uma compra.

Pensando nisso, criamos um artigo completo com os principais benefícios e desafios de morar pertinho do mar, confira:  

As vantagens de morar na praia

Escolher residir na praia é uma decisão que muitas pessoas tomam ao considerar uma mudança no seu ritmo de vida. Mas, para quem decide residir em uma cidade litorânea, há muitos benefícios, confira: 

1. Lindas paisagem e maior contato com a natureza

Um dos principais benefícios que vem à mente quando se pensa em uma vida na praia é a beleza dos locais. Muitas praias do Brasil estão sendo convertidas em áreas protegidas com a intenção de manter o equilíbrio do ecossistema para que a intervenção humana seja mínima, e o espaço continue lindo.

Desta forma, as pessoas que vivem perto do litoral tendem a se identificar mais com a natureza e estabelecer um melhor contato com ela. Além disso, se você é apaixonado por animais, residir na praia pode ser uma boa maneira de entrar em contato com animais marinhos e costeiros.

2. Mais saúde e bem-estar 

Morar na praia também pode significar uma boa mudança na sua saúde e dieta.

Para quem gosta de refeições à base de frutos do mar, residir no litoral pode ser uma boa maneira de acessar esses alimentos mais frescos e de melhor qualidade. 

Confira aqui nosso artigo com os 7 melhores bares e restaurantes de Itapoá:

Além disso, morar na praia estimula a prática de exercícios. Nada como correr todos os dias à beira do mar, praticar um futebol em família ou aprender a surfar, não é mesmo? 

3. Mais segurança

As cidades praianas costumam ser uma forte atração para os turistas. Consequentemente, essa atividade econômica favorece maiores investimentos em segurança para garantir o bem-estar dos visitantes desses locais. 

Consequentemente, os índices de furtos, furtos e crimes em cidades com praias são menores do que em outras cidades e metrópoles brasileiras.

4. Mais qualidade de vida

Morar na praia muitas vezes significa fugir da agitação dos centros das cidades, sendo possível se livrar do estresse do trânsito e do barulho. 

Além disso, estar perto do mar significa curtir o timbre das ondas, que é um excelente antidepressivo. Isso porque, esse timbre faz com que nosso corpo se sinta mais relaxado, o que aumenta nossos níveis de cortisol, hormônio responsável pelo estresse.

Morar na praia, por outro lado, também significa mais exposição à luz solar. Isso resulta em um aumento na taxa de absorção de vitamina D, que é responsável pelo fornecimento de cálcio ao corpo e também pela função do humor.

5. Valorização de propriedade 

Outro ponto muito interessante quando falamos em comprar imóvel na praia diz respeito à sua valorização, propriedades em regiões litorâneas são muito populares, principalmente na alta temporada.

Desta forma, um imóvel de praia aumenta de valor, tanto para venda como para aluguel.

Os desafios da vida na praia

Embora a vida na praia tenha muitos benefícios, é importante ressaltar que nem tudo são flores, ou melhor ondas.

1. Oxidação de objetos 

O ar do mar pode ser considerado uma das desvantagens da vida na praia, isso porque a salinidade do oceano pode oxidar o metal, reduzindo a vida útil de aparelhos elétricos, carros e móveis.

No entanto, existem algumas maneiras de melhorar esse dano. Dentre eles, podemos citar a aplicação de óleo de peroba em móveis de madeira, a limpeza frequente das superfícies e a preferência por materiais não oxidantes.

2. Turista na alta temporada

Morar na praia significa que a sua cidade fica muito movimentada durante períodos de alta temporada. Dessa forma, você pode ter que lidar com filas em supermercados, praias lotadas, trânsito e outros problemas que não são comuns em outras épocas do ano. Por isso, muitos que moram em cidades litorâneas planejam principalmente suas férias para esse período e aproveitam para conhecer outras partes do país.

3. Calor quase todos os dias 

Morar na praia, geralmente significa enfrentar altas temperaturas durante todo o ano, pois essas áreas tendem a ser mais quentes.

Mas, em Itapoá/SC o clima é agradável e as paisagens são de tirar o fôlego!

Compre o seu imóvel na praia 

Se você chegou até o final deste artigo e está se perguntando: onde estão as desvantagens, bom, então está na hora de você dar o um próximo passo e finalmente comprar seu imóvel na praia. 

A vida que você deseja está à sua espera aqui na praia de Itapoá!

Conheça um empreendimento em Itapoá que tem tudo para ser a sua casa: o Solarium Beach Club.

Realize seu sonho de morar ou investir na praia com a gente.

Leia também: Primeiro imóvel na praia – Como escolher?

Thauani Zanetti

Thauani Zanetti

Me chamo Thauani Zanetti, sou CEO na Juliano Oliva Imóveis, sou de 1989. Natural de Videira-SC, moro há mais de 25 anos em Itapoá, por isso me considero uma cidadã Itapoaense, por ser completamente apaixonada por essa cidade!

Artigos Relacionados