Comprar uma propriedade na praia que está somente no projeto, isto é, ainda não foi construída ou está em fase de construção, pode significar um negócio de grande potencial para famílias e casais que sempre sonharam em ter um imóvel localizado na região litorânea brasileira.
Mais especificamente, você sabia que comprar um apartamento na planta pode ser a melhor e mais vantajosa maneira de finalmente realizar este sonho?
Seja para morar ou simplesmente investir em uma cidade litorânea em ascensão, comprar apartamento na planta é sinônimo de uma maior economia e, também, vantagens exclusivas que tornam esta alternativa de aquisição em uma das que mais ganham destaque no mercado imobiliário da atualidade.
Contudo, o que é, quais as principais vantagens e, especialmente, como funciona a compra de um apartamento na planta, localizado em uma região litorânea?
Pensando em responder todas as suas perguntas sobre este tópico, a Juliano Oliva Imóveis preparou este artigo completíssimo com o que é preciso para você finalmente comprar o seu apartamento na planta. Confira:
O que é um apartamento na planta?
Um apartamento na planta, assim como qualquer outra propriedade disponibilizada neste tipo de modelo, trata-se de um conceito criado para definir um imóvel que tem o seu projeto aprovado, porém ainda não foi construído ou está em processo de construção.
Em outras palavras, nada mais é do que a opção de comprar um apartamento que, no atual momento, não está pronto para moradia, contando apenas com o projeto no papel finalizado.
Vantagens de comprar apartamento na planta
Uma das principais dúvidas relacionadas à compra de um apartamento na planta é o porquê adquirir e, consequentemente, gastar dinheiro com um imóvel que nem construído foi ainda.
Pois bem, a compra de um apartamento na planta proporciona diversas vantagens para o seu futuro proprietário, sendo as principais:
1- Maior economia
Quando comparada à compra de um apartamento já pronto, a opção na planta é, sem sombra de dúvidas, mais econômica, contando com um valor bem abaixo do que é oferecido no mercado imobiliário de imóveis já construídos.
Além dos preços mais acessíveis, os apartamentos na planta também proporcionam uma compra menos burocrática, isto é, contam com condições de pagamento mais amplas, flexíveis e, também, mais vantajosas para o futuro proprietário, destacando-se aqui a entrada facilitada.
2- Garantia de valorização
Comprar um apartamento na planta é garantia de que futuramente, quando pronto, este seu imóvel contará com uma valorização. Isso porque, após a finalização das obras de um empreendimento, ele passa a valer mais do que quando era vendido na planta.
Além disso, dependendo da localização deste apartamento na planta, é possível que a valorização seja ainda mais crescente, principalmente quando se trata de um imóvel na praia, localizado em um bairro nobre da cidade.
3- Tempo para se organizar
Seja para investir ou morar, comprar um apartamento na planta permite que você tenha um maior e melhor tempo para se organizar. Afinal de contas, a construção de um empreendimento desse porte demanda tempo e, até a sua finalização, você pode decidir e se planejar com cautela e segurança em suas ações.
4- Estrutura moderna e possibilidade de personalização
Além de pagar um valor mais acessível, a compra de um apartamento na planta tem a possibilidade de personalização, na qual algumas construtoras permitem algumas mudanças e diferenciais na sua unidade.
Além disso, você irá adquirir um imóvel novinho em folha, isto é, totalmente moderno e sem prejuízos ou problemas causados pelo tempo ou por outras pessoas.
O que é preciso saber para comprar um apartamento na planta?
Agora que já sabemos o que é e as principais vantagens de comprar um apartamento na planta, chegou a hora de entendermos o que é preciso para dar continuidade neste processo.
Existem algumas perguntas fundamentais que precisam ser respondidas antes de você, de fato, dar o primeiro passo e, assim, comprar o seu apartamento na planta. Confira só:
1- Qual a localização do empreendimento?
Uma das primeiras perguntas, se não a primeira, que devemos fazer ao cogitar a compra de um apartamento na planta em uma cidade litorânea é: qual a sua localização?
Não basta estar somente em uma cidade na praia, é preciso que a construção do empreendimento seja em uma região nobre, privilegiada e, principalmente, estratégica, próxima a um centro comercial e de outros empreendimentos essenciais para o nosso dia a dia, como supermercados, farmácias e restaurantes.
2- A construtora é de confiança?
Outra pergunta importante a se fazer e que deve ser respondida é se a construtora responsável pelo empreendimento é de confiança. Para obter uma resposta precisa, analise o histórico e a sua trajetória, acompanhando o processo de outras obras já concretizadas por esta mesma construtora, verificando:
- Finalizada no período estimado ou teve atraso?
- Cumpriu com todos os requisitos do acordo firmado?
- Deu algum problema que não foi resolvido?
Além das perguntas acima, verifique a credibilidade da construtora através da análise do seu tempo de mercado, certificações, credenciais e, também, a sua condição financeira.
3- O empreendimento está regularizado?
Além da própria construtora precisar estar legalizada para a realização deste projeto, é necessário também confirmar se a planta do empreendimento foi aprovada pela prefeitura do município no qual será construído.
Sem a aprovação da planta pela prefeitura, a construção dos apartamentos, assim como de qualquer outro imóvel, não é considerada regularizada e, consequentemente, não é aceita no quesito legal, sendo passível de multas e muita dor de cabeça.
4- A construtora fornece o memorial descritivo?
O memorial descritivo nada mais é do que um documento oficial, registrado em cartório, que contém todas as informações sobre a construção do empreendimento:
- Materiais de construção;
- Área total e construída;
- Etapas da obra;
- Descrições das áreas privativas e públicas;
- Escritura do terreno;
- Aprovação do projeto pelos órgãos públicos;
- Prazo de entrega.
Com a finalidade de fornecer informações precisas aos futuros compradores dos apartamentos, o memorial descritivo é um documento obrigatório que a construtora deve ter em sua posse e disponibilizar quando solicitado.
5- Métodos de pagamento disponíveis
Assim como já mencionado anteriormente, comprar um apartamento na planta conta com menos burocracias e condições de pagamentos mais flexíveis e vantajosas, permitindo uma entrada facilitada.
É possível realizar o pagamento à vista, financiamento bancário ou financiamento direto com a construtora, com entrada facilitada e parcelas mais acessíveis, cada método com os seus benefícios próprios. Por isso, na hora de escolher o método de pagamento na compra do seu apartamento na planta, analise todos os prós e contras, identificando a melhor opção para você e para o seu bolso.
Seu apartamento na planta está aqui em Itapoá!
Itapoá é uma cidade do litoral catarinense que, desde 2020, está em plena ascensão econômica, estando entre as que mais crescem em todo o Brasil e contando cada vez mais com a construção de empreendimentos seletos e diferenciados.
Considerada a futura Balneário Camboriú, Itapoá possui as praias paradisíacas mais quentes do estado e tem o apartamento na planta, à beira-mar, ideal para moradias ou investimento, com grande potencial de valorização constante.
Para conhecer o seu futuro apartamento na praia, ainda na planta, entre em contato com um de nossos corretores especialistas ou acesse o nosso site, que está repleto de oportunidades incríveis para você finalmente realizar o seu sonho!
CONHECER OS MELHORES APARTAMENTOS NA PLANTA EM ITAPOÁ