A compra de um imóvel, principalmente na região litorânea, pode ser considerada a realização de um sonho e, até mesmo, a conquista de uma vida. Isso porque este tipo de investimento, seja para moradia ou obtenção de lucro, requer uma demanda consideravelmente alta de recursos financeiros.
Justamente devido aos altos custos da aquisição de um lar, ainda mais na praia, a compra de apartamentos na planta tem se tornado uma opção de grande interesse e sucesso na atualidade, proporcionando uma maior economia e, principalmente, por contar com uma valorização bem significativa após ter a sua obra concluída.
Contudo, o quão significativa é esta valorização e, também, quais as outras vantagens em comprar um apartamento na planta em uma cidade com praias?
Pensando em responder estas e outras perguntas sobre o tema, a Juliano Oliva Imóveis preparou um artigo completo sobre a real valorização de um apartamento na planta e suas principais vantagens. Confira:
Por que comprar um apartamento na planta é mais barato?
Sinônimo de uma maior economia, comprar um apartamento na planta possui um valor bem mais abaixo do mercado quando comparado à compra de um imóvel, do mesmo modelo e tipo, com o único diferencial de já estar construído, isto é, pronto para moradia.
Contudo, o que faz uma propriedade na planta ser mais barata?
À primeira vista pode até parecer algo sem nexo, afinal, comprando na planta ou já construído, no final das contas, o produto será o mesmo e o comprador terá o seu apartamento completo e pronto, com a única diferença no tempo em que isso vai ocorrer.
No entanto, comprar um apartamento na planta é mais barato porque a construção deste tipo de empreendimento precisa de capital que, em partes, é adquirido pela incorporadora da obra através das entradas e, também, financiamentos dos primeiros compradores.
Resumidamente, podemos dizer que o valor dos apartamentos na planta é mais acessível justamente por auxiliar diretamente na construção do empreendimento.
Quais as vantagens de comprar um apartamento na planta?
Além de economizar, ao comprar um apartamento na planta, você tem a garantia de que receberá um imóvel novíssimo em folha, com uma estrutura moderna e atual. Sem contar que, dependendo da construtora responsável pelo empreendimento, há a possibilidade de ter uma personalização extra na sua unidade, trocando o revestimento do piso, por exemplo.
Assim como já mencionado, um dos maiores diferenciais e vantagens de se comprar um apartamento na planta, principalmente na praia, é a sua significativa valorização durante e após a finalização do empreendimento.
Quais os fatores que influenciam a valorização de um apartamento na planta?
A valorização de um apartamento, ou qualquer outro imóvel na planta, está relacionado diretamente ao valor de mercado do empreendimento que, por sua vez, pode ser influenciado por diversos fatores, sendo os principais:
1- Localização
A localização do empreendimento costuma ser um dos principais fatores que fazem a sua valorização aumentar ou, até mesmo, diminuir. Um exemplo rápido e prático que confirma isso é que, ao comprar um apartamento na planta, localizado em uma região nobre de uma cidade litorânea, a valorização do imóvel será bem maior quando comparado a de um apartamento, também na planta, com uma localização comum em uma cidade sem tanta relevância no mercado imobiliário.
Resumidamente, quanto melhor a localização do empreendimento, maior será a valorização do seu apartamento, principalmente após a finalização das obras, pronto para moradia.
2- Andar do apartamento
Assim como a localização do empreendimento, o andar do apartamento também pode (e vai!) influenciar a valorização do seu imóvel. Isso porque, a não ser que o empreendimento não conte com elevadores, apartamentos em andares mais altos são os mais requisitados pelos compradores, justamente por proporcionarem:
- Uma vista mais privilegiada, principalmente se o edifício contar com sacadas;
- Uma melhor ventilação ao ambiente;
- Maior privacidade aos residentes;
- Menor incidência de barulhos externos;
- Uma melhor iluminação natural.
Além disso, apartamentos de andares mais elevados costumam ter uma menor presença de insetos e proporcionar um melhor bem-estar geral.
3- Números de vagas disponíveis na garagem
Outro fator que tem um poder decisivo e que pode elevar (e muito) a valorização de um apartamento na planta é o número de vagas disponíveis na garagem.
Quanto mais vagas na garagem disponíveis por apartamento, maior será a valorização do seu imóvel. Isso porque as vagas remetem diretamente à segurança e, também, conforto do proprietário que não precisará deixar seu automóvel desprotegido na rua, sujeito a roubos ou acidentes.
4- Tamanho do apartamento
O tamanho do apartamento, incluindo a metragem total da área construída e o número de cômodos, influencia diretamente a valorização deste seu imóvel após finalizado.
Apartamentos mais espaçosos e com uma quantidade maior de quartos, principalmente suítes, costumam ser diferenciais extremamente vantajosos para quem busca um imóvel que, futuramente, contará com uma ótima valorização.
5- Acabamentos
Você sabia que o acabamento do seu apartamento na planta pode refletir diretamente na sua valorização, principalmente se você deseja uma revenda futura?!
Por isso, na hora de escolher e optar por um apartamento na planta, verifique o memorial descritivo, documento oficial e registrado em cartório que contém todas as informações sobre o empreendimento que será construído, incluindo os acabamentos, desde o revestimento e pintura até o tipo de piso e vidros.
Qual a valorização média de um apartamento na planta?
Além dos fatores citados, todos os apartamentos na planta, sem exceção, contam com uma valorização durante o seu período de construção, que varia dependendo dos índices de juros, taxas, inflação e, claro, a famosa lei da demanda e oferta.
Contudo, em geral, estima-se que, inicialmente, a valorização de um apartamento na planta oscile entre 15% a 40%, podendo ser elevada ainda mais pela influência de fatores, como a sua localização numa região nobre na praia, por exemplo.
Unindo a sua ótima valorização e excelente economia, principalmente graças às diversas vantagens e facilidades de pagamento, a compra de um apartamento na planta pode ser a escolha certa para você que quer realizar o sonho de ter um imóvel na praia, economizando muito e aproveitando as melhores condições.
O seu apartamento na planta está aqui em Itapoá com máxima valorização
Itapoá é uma cidade do litoral catarinense com 32km de praias paradisíacas com as águas mais quentes do estado.
Contando com uma localização privilegiada e estratégica a apenas 77km de Joinville e 135km de Curitiba, Itapoá é uma das cidades que mais crescem economicamente no Brasil, estando em plena ascensão desde 2020.
Com enorme potencial de valorização crescente, o seu apartamento na planta está aqui em Itapoá e, com a Juliano Oliva, você realiza o seu sonho aproveitando as melhores condições do mercado!
São diversas oportunidades de você investir, seja para morar ou obter lucros, na cidade que é a sensação do momento, considerada, inclusive, a futura Balneário Camboriú.
Então, você está à procura do seu apartamento na planta dos sonhos? Conte com a Juliano Oliva Imóveis!
Para maiores informações, entre em contato com um de nossos corretores ou acesse o nosso site e venha CONHECER OS MELHORES APARTAMENTOS NA PLANTA EM ITAPOÁ